Sejam Bem Vindos ao Blog de Pedagogia e Saúde! Nosso blog está de cara nova, novas e muitas outras informações sobre TDAH! .
RSS

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Entrevista.

Nesta última quarta feira, dia 18/11, estivemos na EC 102 Norte para saber um pouco mais da presença de alunos com TDAH. Quem nos ajudou com a pesquisa foi a Orientadora Educacional Socorro.

Entrevista:

Blog TDAH: Socorro, há presença de alunos com TDAH aqui na escola?
Socorro: Tem sim. E todos os casos são comprovados, tanto em meninas, quantos nos meninos, nos turnos matutinos e vespertinos.



Blog TDAH: Eles têm um tratamento diferenciado dos outros alunos? Como é feito?
Socorro: Não! O tratamento é igual para todos os alunos. A atenção é dada para todos da mesma forma. Não há atividades diferentes nem fora, nem dentro de sala de aula. A presença deles em sala de aula não atrapalha, pelo contrário, os outros alunos sabendo da dificuldade daqueles que tem TDAH, ajudam-os em trabalhos e deveres na sala de aula.



Blog TDAH: Qual a maior preocupação dos pais, em relação aos cuidados e a educação, ministrados aqui na escola, quando o aluno tem TDAH?
Socorro: Eles tem um certo medo em relação ao tratamento que seus filhos irão receber, se serão discriminados ou excluídos. Estes pais sempre estão presentes na escola para saber como está seu filho e o rendimento dele.



Blog TDAH: Qual a relação da escola com os alunos que apresentam TDAH?
Socorro: Tentar encontrar a dificuldade deles e mostrar que sempre são capazes de fazer o melhor.

Vídeo TDAH.

Causas do TDAH.

Muitas são as causas para o surgimento do TDAH, a mais usada é a hereditariedade, daí sua prensença desde a infância e o prolongamento até a vida adulta. Existem outras explicações também como: a nicotina de cigarros fumados pela mãe gestante bem como bebidas alcoólicas consumidas, a exposição de crianças entre 12 e 36 meses ao chumbo e problemas familiares (brigas entre pais, baixo nível sócioeconomico ou familías com apenas pai ou mãe). A ansiedade, frustação e depressão também pode levar ao comportamento hiperativo.




Fonte: http://pt.wikipedia.org

domingo, 22 de novembro de 2009

TDAH? Procure um especialista!


A falta de diagnótico e tratamento pode acarretar em grandes prejuízos na vida profissional, social, emocional e afetiva da pessoa portadora do transtorno. Sem tratamento, outros problemas podem se associar ao quadro, o auto-estima fica comprometido e a pessoa acaba se isolando do mundo. Por isso se você é pai ou educador de uma criança que aprensente alguns dos sintomas do TDAH, procure um especialista para ajudá-lo como tratar esse distúrbio. Não esqueça que as pessoas que tem o TDAH podem ser inteligentes, criativas e talentosas mas não conseguem realizar todo seu potencial por causa do transtorno, por isso precisam ser sempre estimuladas em qualquer atividade que estiverem realizando.

Fonte: http://pt.wikipedia.org

Mestres no assunto!

Os autores Rohde e Benczick estudaram durante anos o que viria a ser o TDAH, publicaram um livro: TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: O QUE É? COMO AJUDAR?. E nele chegaram à conclusão de que este seria um problema de saúde mental, caracterizado basicamente por desatenção, hiperatividade e impulsividade. Acarrentando em problemas emocionais, de relacionamento e baixo desempenho escolar. Ambos caracterizam o distúrio em dois grupos de sintomas.

Os sintomas relacionados à desatenção se caracterizam por: não prestar atenção em detalhes, dificuldade de concentração, desorganização, evitar atividades que exijam um esforço mental continuado, não prestar atenção ao que lhe é dito, não terminar o que começa e distrair-se facilmente com qualquer coisa.


O outro grupo de sintomas está relacionado com a hiperatividade, se caracterizam por: ficar mexendo as mãos ou os pés quando sentado, pular, correr exessivamente em situações inadequadas, ser barulhento em atividades físicas, ser muito agitado, ter dificuldade em esperar sua vez em jogos ou competições, responder às perguntas antes de concluídas e falar demais.


Mas não é qualquer um que apresente umas dessas características que terá o distúrbio. Para ser confirmado o TDAH, o indivíduo deve apresentar pelo menos 6 sintomas tanto os relacionados com a desatenção, quantos os relacionados a hiperatividade. Além disso esses sintomas devem manifestar-se por 6 meses.

Fonte: http://pt.wikipedia.org

Um pouco mais de TDAH.

Caracterizado por desatenção, inquietude e impulsividade o TDAH é reconhecido pela OMS e em muitos países há uma lei de proteção para os portadores do distúrbio e para seus familiares. O tratamento é feito com medicamentos, mas há alguns especialistas que por tratarem o TDAH como um transtorno social, afirmam que o portador deve aprender a lidar com o transtorno sem medicamentos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org

sábado, 21 de novembro de 2009

Charge.


Um dos itens do trabalho do blog, era postar uma charge sobre o assunto que está sendo abordado pelo grupo. Nosso caso, postamos uma charge do Calvin. Nela, ele está fazendo um trabalho que seria para ser entregue na quinta feira. Ao dizer que os remédios estão fazendo efeito, supostamente concluímos que ele está conseguindo se organizar e realizar o trabalho por completo, fato este que, nos portadores de TDAH é difícil de cumprido. Quando Calvin pede que Haroldo repita o que foi dito, imnplicitamente temos outra característica de quem TDAH, que é a falta de atenção.

Meu filho tem TDAH, e agora?


Os pais que tem filhos com TDAH sabem que não é fácil educá-los, uma vez que eles parecem um "motorzinho de 220 voltz", mas também não se deve entrar em pânico, a questão é ter bastante paciência e seguir rigorosamente o tratamento prescrito pelo psiquiatra.

Estamos então deixando umas dicas para os pais ou educadores de como lidar com este motorzinho!

A primeira dica é ressaltar que o comportamento dos pais não causa na criança TDAH, mas pode agravá-lo. É muito importante que seja oferecida a ela um ambiente saudável, um lar feliz, com harmonia e carinho. O apoio também é fundamental, as crianças com TDAH são constantemente criticadas, por serem bagunceiras e muitas vezes se sentem frustradas por não corresponder as expectativas dos pais.

Nada de "faço o que eu digo, mas não faça o que eu faço"! É importante que se estabeleçam regras e que estas sejam cumpridas por todos. Assim a criança terá noção do que está sendo exigido à ela. Ter uma rotina faz com que se "organizem" melhor, uma vez que este é um dos problemas de quem tem TDAH.

Elogiar, elogiar e elogiar! A criança tem que perceber que seus esforços para vencer a ansiedade, a desatenção e a euforia em excesso estão sendo reconhecidos.

Tente adaptar tudo à criança. Ela precisa de limites, e não de um regime autoritário. Carinho, atenção e compreensão são essenciais.

Informe-se! Procure saber mais sobre o que acontece com seu filho. Lembre-se que há muitas limitações, por isso não exija muito dele. A melhor forma de lidar com as crianças portadoras de TDAH é a informação. Consulte livros, sites e claro os psiquiatras e neurologistas.

Fonte: http://www.tdah.org.br

Energia 24 horas por dia!


Criativos, inteligentes, cheios de disposição, mas não conseguem realizar suas tarefas por completo. São desatentos, impulsivos e cheios de uma energia nervosa. Não se concentram em um único assunto porque sua mente está perdida em um turbilhão de pensamentos. Mas, uma vez que são motivados a cumprir uma determinada tarefa ficam hiperconcentrados. Falam, comem, compram, trabalham, ficam em salas de bate papo da Internet, bebem, jogam compulsivamente. E tudo isso ao mesmo tempo! É energia para dá e vender!

Fonte: http://www.universotdah.com.br/

Fique por dentro!


O transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno ligado a uma lesão cerebral mínima que se encontra nos neurotransmissores (células que são responsáveis pela transmissão de informações para as outras células). Essa parte do cérebro é responsável por observar, guiar, direcionar, inibir o comportamento, organizar, planejar e fazer a manutenção da atenção e do autocontrole. O transtorno é caracterizado por sinais de desatenção, inqueitude e impulsividade. Ele nasce com o indivíduo, sendo que, os primeiros sinais aparecem na infância e em muitos casos acompanham o indivíduo por toda sua vida.


Fontes: www.tdah.org.br e http://pt.wikipedia.org

Blog de cara nova!

Em reta final e depois de alguns problemas, nós do Blog de TDAH estamos de volta, trazendo mais informações sobre o tema que estamos abordando. Resolvemos então retirar todas as postagens que não estavam de acordo com o que foi pedido pela professora Joana e colocá-las de forma correta e postar também mais notícias, imagens e vídeos.
Então fica nosso pedido de desculpas, tanto pelo erro nas postagens, quanto pela demora na atualização do Blog e postamos uma foto das autoras do Blog (Suelen Dias, Keline Aires e Adriana Almeida). Um beijão para todos!